A origem de nossa história é o encontro pessoal de nosso fundador Leonardo Rocha Gonzaga com Nosso Senhor Jesus Cristo em 2003 que naquele momento descobriu que mesmo em meio a tanto pecado Deus o amava, isto mudou radicalmente a vida deste jovem, que disse SIM para Jesus e a partir daquele momento tudo mudou.
No ano 2007 foi eleito coordenador Municipal da Renovação Carismática de Unaí-MG, que coordenou por 2 anos, “Se hoje sou fundador é porque um dia fui coordendor da RCC”. No início de sua coordenação ele convidou o fundador da Comunidade Católica Sagrada Família – Italo Fassanella – para pregar um Congresso para Famílias em Unaí-MG, e após o encontro, sentindo a beleza de se viver em Comunidade, sentiu o desejo de doar a vida para a missão, entrando ele e sua esposa Juliana Aparecida para o caminho Vocacional desta Comunidade.
Mesmo ficando pouco tempo no Caminho Vocacional da Comunidade, foi semeado no coração do Leonardo e da Juliana o desejo de vida comunitária e de uma consagração mais profunda a Jesus.
Após o Congresso para Jovens no ano de 2007 em meados de setembro juntamente com um grupo de jovens em um momento de partilha nosso fundador teve o seu coração mexido por um pergunta: “ Porque em nossa Diocese não tem nenhuma Comunidade de Vida ou Aliança?” que a partir de então começou a rezar pedindo uma resposta para Deus.
O desejo de estar em Comunidade crescia e após um período de discernimento convidou alguns jovens que sentiam o desejo de estar em Comunidade para uma reunião de oração na qual eles não sabiam o motivo da reunião, para os mesmos chegarem desprendidos para assim o Senhor agir livremente. Os jovens eram naquele momento (Leonardo, Juliana, Junio Mota, Paola, Aline, Francisco, Gisele, Márcio Antunes e Maria de Lourdes).
“Levem a Minha Misericórdia Meus filhos”... Foi a partir desta profecia dada pelo Senhor que no dia 08 de novembro de 2007 Jesus nos comunicou Seu desejo de que toda a humanidade fosse tomada pela Sua infinita Misericórdia. Nascia no seio da Igreja a Comunidade Católica Filhos da Misericórdia.
Tudo mudou após esta reunião de Oração, os jovens foram impelidos a vivência em Comunidade e uma entrega maior ao Senhor No início não sabíamos muito como dar os primeiros passos, então decidimos ficar em silêncio por um ano com Maria, para escutarmos a voz de Deus, nos formar e realmente discernir se tudo era vontade e inspiração do Senhor ou meramente um desejo humano. Então, começamos com muito entusiasmo as reuniões de orações, partilhas e formações, pois tudo que dizia a respeito de novas Comunidades era novidade para nós, não sabíamos muita coisa a respeito, mas, a Providência do Senhor começou a nos tocar, então, Comunidades amigas estenderam as mãos para nos ajudar, surgiram oportunidades de ir os encontros organizados pela FRATER, e isto tudo nos levou a avançar para águas mais profundas, e foi exatamente o que ouvimos de nosso Bispo Dom Leonardo em 01 de março de 2008: “Avancem para águas mais profundas”.
Tudo começou com 10 jovens sedentos da missão, mas no decorrer do caminho alguns tomaram outros rumos, ficando ao final do ano de silêncio apenas 6 pessoas.
A Comunidade nasceu para amar, este é o nosso carisma demonstrar ao mundo a face amorosa de Deus, ser de verdade profetas do Amor. Sabemos que “não é fácil amar com um amor profundo, feito do autêntico dom de si. Aprende-se este amor na escola de Deus, no calor da Sua caridade. Ao fixarmos o olhar n’Ele, ao sintonizarmo-nos com o Seu coração de Pai, tornamo-nos capazes de olhar o irmão com olhos novos, em atitude de gratuidade e partilha, de generosidade e perdão. Tudo isto é Misericórdia!” A vida de cada filho e filha da Misericórdia é dedicada ao anúncio do Amor de Deus e a sua vivência com as pessoas, foi para isto que nascemos e esta é a nossa missão.
Onde a Comunidade for chamada a semente do Amor tem que ser plantada, mostrando assim para o mundo que ainda é tempo de voltar para os Braços seguros e amorosos de Deus.